Qual a importância da ABA e seus benefícios para pessoas com TEA?
por Pérola Molina

Pérola Molina

Um dos maiores desejos dos pais e dos profissionais que lidam com crianças neuro-atípicas é saber dar o suporte adequado e mediar comportamentos para que elas se desenvolvam e adquiram o repertório necessário para viverem de forma saudável e independente. 

A intervenção comportamental vem sendo amplamente utilizada no tratamento de pessoas com desenvolvimento atípico, principalmente no Transtorno do Espectro Autista. 

Ela envolve o ensino intensivo e individualizado das habilidades necessárias na aquisição de independência e melhor qualidade de vida.

A ABA aplicada ao Autismo pode trabalhar déficits de habilidades (ensino de fala) ou em excessos comportamentais indesejáveis (gritos, auto lesões, birras, entre outros).

Uma terapia baseada em ABA também trabalha quebrando habilidades e comportamentos complexos em pequenas etapas, aumentando a probabilidade do sucesso em cada fase. 

Devido aos seus ótimos resultados, a Autonomie aplica essa terapia baseada em evidências científicas no desenvolvimento de crianças e jovens com autismo, assim como auxilia seus familiares e cuidadores na condução de uma vida mais plena e feliz.

Autor